O ano novo na França está batendo à porta… e é claro que nós da Accent preparamos um post especial de réveillon para você! Hoje, vamos falar tudo sobre como é a festividade por lá: costumes, cultura, gastronomia e até mesmo algumas dicas gramaticais para você desejar uma boa virada para seus amigos franceses!...
Ano Novo na França: tudo o que você precisa saber

O ano novo na França está batendo à porta… e é claro que nós da Accent preparamos um post especial de réveillon para você!
Hoje, vamos falar tudo sobre como é a festividade por lá: costumes, cultura, gastronomia e até mesmo algumas dicas gramaticais para você desejar uma boa virada para seus amigos franceses!
Então, que tal começarmos pelo início?
Como é o réveillon na França
Com certeza o país mais charmoso do mundo teria também um nome charmoso para o réveillon, certo? Pois bem, os franceses chamam a virada de le Réveillon de Saint-Sylvestre, mas fique tranquilo, não é necessário correr uma maratona para comemorar o ano novo por lá!
Essa denominação se deve ao dia de São Silvestre, um papa romano que que ocupou o cargo de 314 a 335 e faleceu no dia 31 de dezembro. No Brasil, a homenagem ao santo é realizada por meio da famosa Corrida de São Silvestre, também no dia 31.
Outra curiosidade é que o aniversário de morte do papa para as igrejas ortodoxas orientais é homenageado no dia 2 de janeiro, devido a diferenças de calendário.
Costumes
Assim como os americanos, os franceses têm a tradição de comemorar a virada com um beijo sob um ramo de visco. O costume de origem grega se dá devido ao visco crescer até mesmo durante o inverno, o que conferiu uma aura de fertilidade à planta. Acredita-se que beijar sob ele traz sorte.
Outros costumem abrangem o clássico jantar com familiares, os festejos na rua, o desfile na Champs-Élysées, e claro a barulheira no momento da virada. A única regra é: faça o máximo de barulho que conseguir com buzinas, batucadas e até mesmo gritos se não tiver nada às mãos.
Gastronomia
É claro que se falando de França, a gastronomia é sempre um tema relevante. Não existe exatamente uma tradição clássica sobre quais comidas os franceses preferem na virada. Normalmente o jantar começa com um aperitivo, como champanhe acompanhado de canapés. As entradas ficam por conta das ostras, foie gras, caracóis, vieiras e talvez até mesmo um salmão. Já o prato principal costuma apresentar muitos frutos-do-mar e carnes de aves — pato, frango — e caça — javali, veado. A sobremesa fica por conta da tora de yule: pão-de-ló embebido em calda, creme de manteiga e acompanhado por um ganache de chocolate, para lembrar a textura de madeira.
Em resumo, é tudo muito leve e pitoresco!
Gramática
E que tal encerrarmos com algumas dicas gramaticais para você saber se virar? Confira abaixo algumas expressões e saudações típicas do fim de ano no francês. Assim, você pode desejar um feliz reveillon, bons votos para o ano que começa e muita alegria e prosperidade para os amigos!
Gostou do post?
Se você gostou desse post, não deixe de nos seguir no Instagram! Lá você encontrará muito conteúdo sobre a França, da cultura à gramática!
E como um último convite, gostaríamos de indicar alguns outros posts que podem ser do seu interesse. Que tal dar uma checada?
4 séries para aprender francês
Francês e diplomacia: de mãos dadas