Como falar francês fluente? Entenda

22 de fevereiro de 2022by Accent Escola de Francês0

Resolvemos abordar um assunto que divide opiniões: como falar francês fluente? Antes de mais nada, precisamos entender que o conceito “fluente” não é o mesmo para todo mundo.  Alguém que sabe se comunicar bem em francês, entende conceitos avançados e complexos, pode ser considerado fluente no idioma. Entretanto, essa pessoa não é, necessariamente, um especialista...

Resolvemos abordar um assunto que divide opiniões: como falar francês fluente? Antes de mais nada, precisamos entender que o conceito “fluente” não é o mesmo para todo mundo. 

Alguém que sabe se comunicar bem em francês, entende conceitos avançados e complexos, pode ser considerado fluente no idioma. Entretanto, essa pessoa não é, necessariamente, um especialista em francês. 

A carga horária necessária para atingir a fluência em francês varia conforme o seu objetivo com a língua e comprometimento com os estudos. Será que é possível falar francês fluentemente em 2 anos? Continue a leitura para descobrir.

Francês fluente em 2 anos é possível?

É comum os alunos se decepcionarem com promessas equivocadas de atingir a fluência em francês em dois anos. Isso porque não é o número de anos que determina o avanço no conteúdo, mas a carga horária e a dedicação do aluno ao idioma.

Falar francês fluentemente só é possível se nesse período você se dedicar em média 600 horas de estudos para a língua francesa. Ou seja, estudar duas horas por semana não vai te levar à fluência tão rápido. Isso porque estudando duas horas por semana, ao fim de dois anos você terá aproximadamente 200 horas de estudo. 

Além disso, com uma média de 600 horas de francês você já pode estudar em uma universidade na França, mas ainda não será um especialista no idioma como os professores da Accent. Para isso você precisaria de cerca de 4.000 horas dedicadas ao francês ou mais. Infelizmente essas variáveis ainda são desconhecidas pela maioria dos alunos que pretendem iniciar os estudos de um novo idioma.

Dedicação necessária para falar francês fluentemente 

Vamos supor que você consiga se dedicar 600 horas de estudo para o francês em dois anos. Como essas horas seriam distribuídas? Bom, nesse caso você deve estudar mais de 1h30 por dia, de domingo a domingo, para completar a carga horária necessária. Lembrando que você ainda não será um especialista no idioma. 

Assim como as horas de estudo e a dedicação à língua francesa, variáveis como o seu objetivo com o idioma, o método utilizado e a qualificação dos professores também são fundamentais para o avanço no aprendizado em francês. 

Viajar para outro país com tranquilidade, aumentar o salário ou conseguir um emprego melhor são alguns dos objetivos que levam uma pessoa a aprender francês. Mas, se você tem o sonho de sair definitivamente do Brasil, as exigências de conhecimento em francês podem ser maiores. Pesquisa divulgada pela Universidade de Toronto, feita com canadenses anglófonos, que aprenderam francês, aponta que a carga horária média para se tornar fluente em francês varia de 1.200 a 2.000 horas. A pesquisa cita ainda outros estudos com alunos do ensino médio que demoraram cerca de 1.400 horas para atingir a fluência. 

Níveis comuns de referência

De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas, o aprendizado de um novo idioma pode ser dividido em seis níveis. Veja a seguir:

  • A1: O aluno compreende expressões familiares e cotidianas, como falar o local onde vive, das pessoas que conhece e objetos que possui.
  • A2: É capaz de compreender frases relacionadas às áreas de prioridade imediata como informações pessoais e familiares simples, compras e meio de transporte.
  • B1: Aqui o estudante já pode lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala o idioma estudado.
  • B2:  Pode se comunicar tranquilamente com nativos, abordar temas variados e expor pontos de vista.
  • C1: Nesse nível já é possível compreender textos longos e exigentes, com um entendimento exato do conteúdo.
  • C2: Compreende, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê, e pode resumir diversas informações. 

Metodologia para um francês fluente

Como mencionamos, a metodologia usada no curso de francês faz toda a diferença para alcançar a fluência no idioma. Quando estamos falando de uma nova língua, é comum os brasileiros associarem a aprendizagem à tradução das palavras. Contudo, metodologias baseadas em tradução são as menos recomendadas para alcançarmos a fluência em francês. 

Aqui na Accent usamos a metodologia Cosmopolite, a melhor para aprender francês, porque propõe uma aprendizagem da língua francesa que vai além de uma acumulação de regras gramaticais. Essa metodologia aborda o idioma como  uma extensão do povo, da cultura, história, arte e da culinária francesa.

Não podemos esquecer que a maioria dos brasileiros têm pouco contato com a língua francesa, o que fortalece a necessidade de aprendermos o idioma de forma prática, com professores qualificados.

Leia também: Os melhores museus da França para conhecer

Conclusão

Se você chegou até aqui, com certeza tem as informações necessárias para começar a aprender francês e está à frente de muitos alunos que começam a estudar um idioma sem saber, ao certo, como atingir a fluência. 

Agora você já sabe que para atingir a fluência em francês é necessário, em média, 600 horas de estudo. E, caso você queira se tornar um especialista na língua ou morar fora do país, essa carga horária varia de 2.000 a 4.000 horas de estudo. Por que não dar o primeiro passo e iniciar os estudos em francês de qualquer lugar, com professores especialistas?  

Clique neste link e saiba mais. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Contato
Belo Horizonte, MG
(31) 99572-4375
Seg - Sex: 08:00 - 18:00 Sab: 09:00 - 13:00
Newsletter
Receba nossos conteúdos por e-mail

    https://faleaccent.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Accent-padrao-e1637306208515-320x113.png

    CNPJ 21.371.925/0001-19 - Orgulhosamente desenvolvido por BEAT MKT.

    Podemos ajudar?