Você já ouviu falar de DELF e DALF? Eles são exames de proficiência em francês que servem para determinar em qual nível do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas uma pessoa está: A1, A2, B1, B2, C1 ou C2. Em caso de aprovação, você receberá um diploma que certifica o seu grau de domínio...
Tudo sobre os exames de proficiência em francês

Você já ouviu falar de DELF e DALF? Eles são exames de proficiência em francês que servem para determinar em qual nível do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas uma pessoa está: A1, A2, B1, B2, C1 ou C2. Em caso de aprovação, você receberá um diploma que certifica o seu grau de domínio da língua.
DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa)
Este é o exame realizado em alunos de nível básico e intermediário: A1, A2, B1 e B2. Caso você não saiba em qual nível está, aqui você encontrará as competências necessárias para cada categoria.
DALF – Diplôme Approfundi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)
O DALF é o exame destinado aos alunos avançados, que estão no nível C1 e C2. Aqui, o falante já domina a língua de uma maneira extremamente eficiente, sendo capaz de ler e resumir textos complexos e expor ideias sem grandes esforços.
O que o diploma me garante?
O diploma nos exames de proficiência em francês te dão uma maneira de comprovar seu nível de domínio no idioma. Além de abrir caminhos profissionais, vai te diferenciar dos outros candidatos.
O francês é hoje a 5ª língua mais falada no mundo – 3ª se considerarmos apenas o Ocidente – atrás de Inglês, Mandarim, Hindu e Espanhol.
Com os exames de proficiência, você terá mais facilidade para encontrar empregos em que o francês é relevante, participar de programas de estudo em universidades francesas, intercâmbios e qualquer outra atividade que envolva o idioma.
Para quem busca a vida acadêmica na França, saiba que você terá que possuir pelo menos a certificação B1 para cursos de graduação. Mestrados exigem os níveis B2 e C1, dependendo da instituição e área, enquanto os doutorados podem exigir até mesmo que o estudante apresente certificação da categoria C2!
Qual a diferença do DELF/DALF para o TCF?
Um dos testes mais procurados é o TCF (Test de Connaissance du Français). Mas afinal, qual a diferença entre você obter um TCF e um DELF/DALF?
A principal vantagem é que o TCF é um certificado, enquanto as provas das quais falamos aqui são diplomas. O primeiro possui uma validade de 2 anos, já o DELF/DALF é uma confirmação vitalícia do seu domínio no francês!
Como são as provas?
A duração das provas varia. O nível mais procurado, DELF-B2, tem duração total de 3h20min, sendo dividido entre:
Compreensão oral – 30 minutos
Compreensão escrita – 1 hora
Produção escrita – 1 hora
Produção oral – 50 minutos (meia hora de prova e 20 minutos de preparação)
Já os níveis C1 e C2, pertencentes ao DALF, duram mais de 5 horas! Então faça um bom lanche, durma bem e se prepare para uma longa jornada. Lembrando que todas as provas são divididas em 2 dias.
Quando os exames acontecerão?
Em 2022, temos 4 datas para a realização do DELF e DALF. Duas delas já passaram, mas ainda temos outras duas pela frente.
Os mais próximos acontecerão nos dias 15 e 16 de setembro, e já tiveram as inscrições encerradas.
Os que perderam o prazo podem tentar a última chance em 2022 nos dias 10 e 11 de novembro, com inscrições válidas até o dia 24 de setembro.
A Accent te dá uma aula totalmente grátis para prepará-lo
No dia 08/09, a Accent dará um aulão 100% gratuito de preparação para o DELF/DALF. A lição terá o foco no segmento em que os alunos têm mais dificuldades: a exposição oral. Isso porque nessa parte o aluno deve escolher 1 texto entre algumas opções disponíveis e preparar uma apresentação sobre o tema. São disponibilizados 30 minutos para a preparação e 20 minutos para a exposição oral.
Vamos te ensinar a construir uma linha de raciocínio, dividir corretamente as informações a serem passadas e as expôr de uma maneira clara e eficiente.
Siga a Accent no Instagram para não perder a aula, vamos postar todas as informações por lá!
E que tal conferir nossos outros posts sobre francês? Tem muito material legal para você:
Como falar francês fluente? Entenda
Aprender francês: conheça o melhor método de ensino